Primeira reunião aberta do TIS de 2021 aconteceu de forma remota 23/03/2021

Na tarde de terça-feira do dia 23 de Março aconteceu a primeira Reunião geral do TIS no modo remoto. O encontro atende ao planejamento semestral previamente elaborado pelas docentes do Grupo de Pesquisa, a saber: Líder – Profª Drª Mitzy Reichembach; Vice-líder – Profª Drª Marineli Joaquim Meier; Colaboradora Profª Dra. Leticia Pontes. Foi organizado pela Profª Drª Márcia Helena Freire, professora colaboradora do grupo, com o apoio das Doutorandas Gabrielle Saganski e Suellen da Rocha, da Pós-Doutoranda Andrea Moreira Arrué, bem como, do mestrando Higor Pacheco Pereira.

Participaram do encontro os membros do Grupo de Pesquisa, docentes e estudantes: da graduação em Enfermagem; mestrandos e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e, do Programa de Prática do Cuidado em Saúde, modalidade profissional; convidados; e, interessados em conhecê-lo. Salienta-se em especial, devido ser inovador no cenário dos programas profissionais, que estavam presentes também os mestrandos aprovados no processo seletivo do Edital CAPES/COFEN 2020 – Porto Velho/RO Fora de Sede, que ofereceu 10 vagas.

O tema desta reunião foi a “Scoping Review”, explanado pelas Doutorandas Gabrielle e Suellen, que demonstraram a importância e indicação para a aplicação desta ferramenta de pesquisa, discorreram sobre as orientações para a correta utilização do método e os principais desafios enfrentados pelos pesquisadores que optam por utilizá-la.

E, ainda, foi possível prestigiar a apresentação do Relatório Final do Programa de Pós-Doutoramento da Dra Andrea Arrué, orientado pela Profa Dra Mitzy Reichembach, o qual: demonstrou a importância e, a efetividade da Educação Permanente, como instrumento para o aperfeiçoamento da assistência de enfermagem ao paciente com COVID-19, por meio do treinamento das equipes da linha de frente, em hospital particular de Curitiba. Além, do trabalho de pesquisa realizado junto ao Projeto Coordenado pela Dra Letícia Pontes, que aborda, epidemiologicamente e o planejamento da assistência, os pacientes com COVID -19 internados no maior hospital público e de ensino do Paraná, o Complexo Hospital de Clínicas, da Universidade Federal do Paraná.

A reunião recebeu feedback positivo dos participantes, em termos de relevância e inovação de seus conteúdos!

11 12 13 14 16 17 18 19 e49e6429-f174-4cac-8b9f-9af3c78523be 1 5